O instituto britânico Times Higher Education (THE), que realiza um dos levantamentos de Ensino Superior mais conceituados internacionalmente, divulgou nesta quinta-feira o ranking das melhores universidades da América Latina e do Caribe em 2022. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou na 27ª posição geral, subindo duas posições em relação ao levantamento do ano passado. Entre as universidades do Brasil, a UFSM ocupa a 18ª posição, já entre as instituições de ensino gaúchas, a universidade é a terceira colocada geral e segunda das públicas, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Gráfico: Coordenadoria de Planejamento Informacional da UFSM/PROPLAN
Nesta edição do ranking foram avaliadas 197 instituições de 13 países da América Latina e do Caribe. Para a análise, o instituto avalia as instituições de ensino através de seus pilares principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Neste ano, o grande destaque da UFSM foi na categoria “Citações”, com uma pontuação que saltou de 41,9 no último ano, para 71,1 em 2022. Este critério corresponde a 20% da avaliação e está relacionado à influência da pesquisa e ao papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias, levando em conta o compartilhamento das pesquisas pela comunidade acadêmica. As citações ajudam a evidenciar o quanto cada universidade está contribuindo para a soma e compartilhamento de conhecimento nas mais diversas áreas. Outra categoria em que a UFSM se destacou foi a “Perspectiva Internacional”: cresceu 6 pontos em comparação à 2021. Esse item está relacionado à capacidade de atração de alunos de graduação, pós-graduação e professores de outros países, além de produção de artigos em co-autoria com pesquisadores internacionais.
Leia também:
Trio da UFSM garante 1º lugar em Campeonato Brasileiro de Orientação em São PauloFechado há dois anos, Centro de Convenções da UFSM deve reabrir em brevePaleontólogos da UFSM, Unipampa e PUC apresentam novo estudo envolvendo réptil de 230 milhões de anos no EstadoHangar em construção na UFSM deve abrigar duas aeronaves doadas pela FAB
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comemora os resultados que vêm sendo obtidos pela UFSM. Para Schuch, os números são fruto do trabalho comprometido que a comunidade acadêmica realiza. – É com grande satisfação que recebemos a notícia de que subimos duas posições no ranking Times Higher Education (THE) no último ano. Mais importante que isso, é analisar o avanço que temos desde 2020 nesse levantamento, onde a UFSM estava na posição 51. Hoje, em 2022, chegamos à 27ª posição dentre as Universidades da América Latina, melhor posição já alcançada por nós desde o início dessa avaliação. Isso graças ao empenho e a dedicação da nossa comunidade universitária. Isso mostra que a qualidade do que vem sendo feito na instituição é inegável e reforça nosso compromisso com a sociedade brasileira, no momento em que a ciência produzida é disseminada e impacta no desenvolvimento da nossa comunidade – completa o reitor.
* com informações da Agência de Notícias da UFSM
Leia mais notícias